Resenha A mão do macaco de W.W. Jacobs

a-mao-do-macaco-capa-rebecasuzana.wordpress.com 1“…A respeito de uma mão de macaco…

E que é que há de especial nela?…

…Possui um encantamento, que lhe foi posto por um faquir. Um homem muito velho. Queria mostrar que o destino segue a vida dos homens e que aqueles que interferem com ele o fazem para seu próprio mal…

William Wymark Jacobs ou W.W. Jacobs foi um escritor Inglês que, apesar de escrever mais comédias,  ficou famoso por seus contos de terror, A Mão do Macaco é um deles, conhecido por ser um dos mais assustadores. O conto foi escrito em 1902 e ainda causa arrepios em quem ler. 

Confesso que não me assustei tanto assim com o desenrolar do conto mas fiquei impressionada com o final e com a mensagem passada.

Resumo:

Em A mão do Macaco uma humilde família recebe em sua casa um amigo que não viam há anos e durante o jantar o rapaz narra aos anfitriões  suas aventuras vividas em uma viagem a Índia. Numa das histórias ele conta sobre um amuleto que teria o poder de realizar três desejos a três homens distintos. Logo surge um interesse sobre o objeto e ,então, o viajante lhes mostra uma mão de um macaco mumificada, horrorosa, medonha pra ser mais fiel ao espanto dos personagens ao se deparar com a mão.

“- E por que não formula seus três desejos, senhor? “(…)

(…) – “Já formulei” (…)

(…) – “E alguém mais já desejou?”

– “O primeiro homem (…) Não sei quais foram os dois primeiros, mas o terceiro desejo foi a morte. Foi assim que obtive a mão.”

Após convencer o amigo a lhes dar o amuleto o viajante se vai… Passa-se alguns dias e alguns problemas financeiros leva a esposa e o marido a confabularem sobre o amuleto e como deveriam usa-lo com sabedoria. Decidem por fazer um desejo que resolveria todos os seus problemas, a quantia de duzentas libras. E assim o fazem! 

(…) – “Bem, não vejo da dinheiro nenhum!” (…)

(…) – “Não importa, porém. Não aconteceu nada demais.” (…)

No dia seguinte o casal é acordado com alguém batendo em sua porta. Se deparam com um estranho que lhes trás a notícia que o filho deles morreu num acidente em serviço. Atordoados com que acabara de ouvir, eles são consolados pelo homem que sem muita formalidade lhes comunica que a firma está disposta a pagar uma indenização pelo ocorrido a seu filho, no valor de duzentas libras. 

A princípio o casal não se dá conta da situação, com o passar do choque, eles ligam a morte do filho ao desejo feito a mão do macaco.

Gostaria muito de continuar narrando o que acontece a partir daí, mais seria um baita spoiler… O que posso dizer é que a leitura do conto vale muito a pena, seu enredo, na minha opinião, está mais para um suspense do que para terror. Talvez o terror venha justamente nas cenas seguintes, as quais não posso narrar… 

A escrita de W. W. Jacobs é simples e rápida e, mesmo não sendo uma obra aterrorizante, ela te prende ao querer saber as consequências do desejo daquela família… Muito Bom!!

E a mensagem que o conto nos passa é simples: Cuidado com o que deseja!

Mais uma leitura do Mês do Horror concluída! Espero que tenham gostado!! Se quiserem saber o que já li por aqui no mês do Halloween,  vejam  Resenha O Gato Preto-Edgar Allan Poe e Impressões: O Vilarejo.

Vejo vocês na próxima!! Tchau!!! 

 

 

 

17 comentários Adicione o seu

  1. Michele Souza disse:

    nunca vi esse livro, mas parece ser muito bom. legal o design do blog.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Obrigada Michelle!! O design é do maridão kkk. Espero que leia o conto!! Vai gostar!! Tu acha no google em PDF, ele é bem curtinho!!! Bjs!!

      Curtir

  2. Interessante.. nunca tinha ouvido falar, nem do livro, nem do autor, mas até que é uma boa pedida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Valeu Suellen! Se vc gosta do gênero suspense-terror vai gostar muito!! Vc encontra no goosgle em PDF, espero que leia e goste!! Bjs!!

      Curtir

  3. Lana Dantas disse:

    Amo contos de terror, mas nunca li nada sobre terror com macacos hahaha adorei a proposta dele. Bem ousada ! Beijos !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Obrigada Lana!! Também amo cobtos de terror!! Como vc disse é bem interessante mesmo!! Procura no google que vc acha em PDF… Bjs!!!

      Curtir

  4. Ingrid Raggio disse:

    Não conhecia esse livro não. Mas achei a sua resenha bem interessante

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Obrigada Ingrid!!! Se quiser ler o conto vc encontra em PDF no google!! Espero que leia e goste!! Bjs!!

      Curtir

  5. Mary H. disse:

    Caramba amei,na saraiva tem esse livro? adorei o estilo do seu blog :*

    Curtido por 1 pessoa

  6. Rebeca Suzana disse:

    Oi Mary, obrigada!! Que bom que gostou!! É mais fácil encontra-lo em livros de coletânea de contos de terror… Mas você acha fácil em PDF no google, foi assim que eu li… Espero que curta a leitura!!! Bjs!!

    Curtir

  7. Susan Felicio disse:

    Olá, boa tarde, não conhecia esse livro, ótima explicação, parece muito interessante pela sua resenha, eu gosto de ler antes de dormir e esse parece ser um ótimo livro, gostei da dica de livro.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Oi Susan, que bom que gostou!! É uma ótima historia de cabeceira! Vc vai adorar!! Bjs!!

      Curtir

    2. Rebeca Suzana disse:

      Que bom que gostou da resenha Susan!! Realmente é uma ótima história pra se ler antes de dormir!! Espero que leia!!! Bjs!!

      Curtir

  8. mulherzinhassaa disse:

    Gente, como assim? Fiquei mega curiosa para saber o que acontece nessa história rs Não conhecia esse livro e á fiquei mega interessada, preparada para ir a caça do livro rs

    Curtir

    1. Rebeca Suzana disse:

      Que Bom!! Vá mesmo atrás, vale super a pena!! Se quiser você o encontra no google em PDF!! Espero que goste da leitura!! Bjs!!

      Curtir

  9. Analyce disse:

    Nossa que massa esse livro, adorei o seu post, fiquei curiosa pra saber mais desse livro.😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Que bom que gostou Analyce!! Espero que leia o conto, vc vai gostar!! Bjs!!

      Curtir

Deixe um comentário