Impressões: Sobreviventes do Caos

rebecasuzana.wordpress.com 8SINOPSE: Em um mundo distópico, no ano 2323, após ser quase dizimada por um vírus mortal e pela guerra, a raça humana tenta se reestruturar. Com poucos recursos disponíveis, a humanidade encontra-se dividida em grupos que vivem de acordo com regras impostas por seus líderes. Celine cresceu nesse ambiente hostil e se tornou líder dos guerreiros de seu povo após a morte de seus pais. Seu grupo se envolve em diversos conflitos e a jovem precisa tomar as decisões que julga corretas para garantir a sobrevivência de seu povo, enquanto se envolve num forte romance, do qual tenta se manter afastada. Aos poucos, ela descobre mais sobre as pessoas que a cercam e percebe que, quando se trata de lutar pela própria vida, poucos são previsíveis. Só os mais fortes sobrevivem, e os mais fortes normalmente são os mais cruéis. Nesse ambiente, o mais difícil é saber quem realmente está ao seu lado e quem é um traidor. Será Celine capaz de manter sua benevolência frente à tanta violência que a rodeia? Seu coração terá espaço para a paixão, cercado de tanto ódio? Prepare-se para muita adrenalina e romance nesse primeiro livro da trilogia 2323. Você vai perder o fôlego!

Minha experiência com o livro Sobreviventes do Caos da autora Bianca Gulin me deixou exatamente assim como diz a sinopse, sem fôlego!!!  Aqui trago pra vocês minhas impressões sobre essa incrível distopia e seus personagens.

Fui apresentada ao livro Sobreviventes do Caos por uma amiga minha, a Cecília Costa, que comentou sobre a história em nosso clube de leitura, o “Clube da Jane Austen” e, desde então, fiquei com muita vontade de lê-lo. E a surpresa não poderia ser melhor!

Sou muito fã do gênero Distopia e já li várias, uma melhor que a outra, e Sobreviventes do Caos entrou para meu Top 10 melhores distopias já lidas. Me encantei com os personagens, todos são muito bem construídos, em especial os três principais, Celine, Max e Luke. 

Celine é a protagonista,  uma menina corajosa, durona, fiel ao seu povo,  capaz de encarar qualquer coisa para protegê-los, por isso, todos confiam nela como uma líder nata! . Pra mim, é linda a relação da Celine com sua gente, eles representam sua família, foram eles que ajudaram seu irmão júlio a cria-la após a morte de seus pais e tornar-se a guerreira que é. Mas não é só isso, a personalidade dessa guria é diferente de todas as protagonistas de distopia que já vi. Ela é muito sincera sobre seus sentimentos, se entrega a eles por completo. As cenas nas quais ela é tomada por sentimentos de ódio, tristeza ou paixão são tão intensas que você leitor se depara com um turbilhão de emoções, que mesmo quando você acaba a leitura, esses sentimentos ficam dentro de você. Além disso, ela é geniosa, teimosa, turrona, impulsiva e desconfiada, pois no mundo de 2323, a desconfiança é necessária para sobrevivência.

óbvio que esse jeito da Celine tem um por que e logo vamos descobrindo através de sonhos e pesadelos que ela tem e, assim, vamos vendo como ela se tornou essa mulher de garra mas, que no fundo, é uma menina com traumas que a persegue.

 

……………………………………………………………

Max é a incógnita da história. Não se sabe quase nada sobre ele, só que é uma grande guerreiro, um dos melhores! Ele é um homem misterioso, introvertido, de poucas palavras mesmo, muitas vezes, frio. É aquele personagem por quem você se apaixona nas primeiras linhas que o descreve, sem saber muito bem o por que.

Sem muita enrolação, na primeira cena dele já ficamos sabendo do seu romance com Celine, que é um tanto intenso, ou melhor, muito intenso!! Fica fácil pra quem ler entender porque a Celine é tão apaixonada. A relação é tipo, sou teu macho alfa, só que não!!! Ele sabe que Celine é louca por ele mas não é submissa. E é ao lado dela que toda frieza dele desaparece, por mais misterioso que seja, a paixão dele por Celine é real, dá pra sentir quando os dois estão juntos. Seja lá quem for Max ou o que ele representa na história, a única coisa certa é que ele a ama. E isso me faz amá-lo!! E faz dele o melhor personagem desse primeiro livro da trilogia.

                                                  ……………………………………………………….                                       .

Luke é o terceiro elemento. É aquele boy que vem pra ser um dos lados de um triângulo amoroso. Ele conhece a Celine num momento de fragilidade dela. Não vou descrever as cenas poque são muito importantes para trama, dizem muito sobre a personagem. É quando  Celine se mostra indefesa, fragilizada e, o Luke, apesar de não ser a imagem de um guerreiro como o Max, é sensível e cuidadoso e era disso que ela precisava naquele momento, de um afago, ali, na situação em que eles se encontram, ela era apenas uma menina com medo e não uma guerreira.  Luke sente isso e não a reprova, apenas cuida dela.

A relação deles é tensa, apesar da atração que há entre os dois. mesmo que ela lute pra negar, percebe-se que rola um friozinho na barriga quando ele a toca. A negação se dá Primeiro por fidelidade a Max e segundo porque Luke trás a tona uma Celine que ela não gosta de mostrar, uma menina sensível e, as vezes, frágil.

Gostei do Luke de cara e logo comecei a torcer para que algo acontecesse entre ele e Celine. Confesso que gostei mas dele do que do Max, acho que por causa da relação dele com a Hanna, sua irmanzinha caçula. Celine gosta dos dois de pronto e não entende por que e ao ler eu senti o mesmo.

Acho que no segundo livro vamos ver essa relação desabrochar, pelo menos espero!! Espero também que o Luke se torne um guerreiro a altura da Celine e que ela venha a sentir por ele o que ele já sente por ela.

                                              …………………………………………………………

Caosposso dizer que o Caos seria o quarto personagem mais interessante do livro, pois é dele que todos tentam sobreviver. O que é esse caos?? Por que tantas pessoas o temem?? Até o final dessa trilogia muitas perguntas ainda serão feitas e as respostas serão surpreendentes, tenho certeza disso!!! Falando em final… O final deste livro é espetacular!!! Só não cai de costas porque tava deitada na cama. Não vejo a hora de ler o segundo livro, para saber a reação da Celine a última cena desse primeiro livro. Uuuiiii!!!

                                           …………………………………………………………….

Bem minha gente, a minha intenção aqui não foi fazer uma resenha mas dá minha impressão da história, em especial dos personagens que me marcaram… O que posso dizer é que super indico esse livro. Estou muito encantada com a quantidade de  autores brasileiros fazendo literatura de qualidade sem dever nada para os gringos. E a Bianca Gulin é uma dessas autoras. Sua escrita é forte e suave ao mesmo tempo, paradoxo, eu sei, mas foi isso que senti ao ler Sobreviventes do Caos, força e suavidade. 

 Acompanho a Bianca no Facebook Sobreviventes do Caos   e no Instagram @trilogia.2323 e é linda a dedicação dela por esse livro e por seus leitores, sempre atenciosa e gentil. Sei  quanto potencial essa menina tem pra chegar bem longe e os primeiros passos já foram dados, “Sobreviventes do Caos” lança Bianca, sem dúvidas, como uma das grandes autoras de ficção do país. Parabéns Bia!!! Sou sua fã menina!!!

Ah e, de novo, OBRIGADA Cecy por mais uma super indicação de leitura!! 

Uma dica pra quem quer saber mais sobre Sobreviventes do Caos e sobre a Bianca Gulin, no blog da minha amiga Cecília Costa o http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/ tem um bate papo super legal com a Bianca falando um pouquinho sobre sua trilogia e sobre sua formação como escritora. Tá muito legal, vale a pena conferir!!

Espero que tenham gostado pessoal. Um beijo e até a próxima!!!

 

rebecasuzana.wordpress.com 7Ficha técnica:

Título: Sobreviventes do Caos – Trilogia 2323

Autora: Bianca Gulin

Gênero: Distopia

Número de páginas: 183

Disponível: Formato digital e físico

 

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Cecy disse:

    Rê, sua linda, fico tão feliz que você aproveite minhas dicas, rs. Acho que temos gostos muito parecidos, hein, amiga? Hahahah. Eu não quero que role NADA entre Luke e Celine, nada mesmo, pra mim ela precisa evoluir na relação com Max. Eu amo aquele cara, rs. Sou fã de distopias, como tu sabe e essa me prendeu do começo ao fim. Precisava ver quando li a última frase do livro, foi algo tipo: “Oi?!? É o que?!?” Fiquei chocada!
    Não vejo a hora de sair o próximo! Adorei a resenha e parabéns pelo espaço.

    Beijoooo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Own Cecy, obrigada!!! Kkkkkkk eu sei que o Max é a tua terceira paixão literária depois do Sr. Darcy e do Peeta… É bom que não tem briga, tu fica com o Max e eu com o Luke… Amo suas indicações!!! 😘😘😘😘

      Curtir

      1. Bianca Gulim disse:

        Aiiiiiiii! Peeeeeeeta?
        Não acreeeedito, Cecy!!!
        Acho ele tãããããão chato! ahahahahahahaha
        Tô muito feliz que as duas gostaram de Sobreviventes.
        Cecy, muito obrigada por ter indicado o livro à Rebeca! Olha que resenha linda que ela fez! Já considero minha parceira!!!
        Beiiiijos

        Curtido por 1 pessoa

  2. Bianca Gulim disse:

    Rebeca, querida!
    Que delícia ler a sua resenha, eu amei!
    Nota-se que você, de fato, se entregou para a leitura. Captou a essência do livro. E tão maravilhoso quando isso acontece!!! Fico até levemente emocionada, rs.
    Adorei a sua interpretação da relação entre Celine e Luke. Você entendeu exatamente como ela se sente, mesmo que isso não esteja claro nem para ela. Fortes emoções para Luke na sequência (xiiiu, não conta pra ninguém!).
    Ameeeei o ponto que você trouxe: o contraste entre a força e a suavidade da minha escrita nesse livro. Te confesso que eu ainda não tinha feito essa interpretação, e concordo plenamente com você. Se eu entendi bem, você se referiu a um enredo pesado, descrito com uma escrita leve. Certo?
    Muito obrigada pelo texto, ele ficou incrível. Em breve já vou mandar uns trechos para meu designer fazer umas imagens bem bacanas! E em breve você vai parar lá no site da trilogia, também!
    Um beijo grande!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Que lindooo Bia!!!! Que bom que você gostou, linda!!! Foi exatamente isso que sentir muita coisa pesada para digerir na história mas que flue com a suavidade da sua escrita… Amei!!! Obaaaa Celine e Luke!!!! Não conto pra ninguém!!! Kkkk Obrigada por sempre ser tão gentil comigo!! Adorei Sobreviventes do Caos e estou ansiosa pelo segundo livro!!! Que venha logo!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s