Impressões: O Vilarejo

rebecasuzana.wordpress.com 5“Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.”

Numa entrevista dada ao Jô Soares em 2014, Raphael Montes disse que não era contista e sim romancista que nem sabia se conseguiria escrever um conto mas, em O Vilarejo ele trás sete contos isolados, mas que têm em comum os personagens, suas interlocuções e a ambientação, no caso, um vilarejo dizimado pelo frio, de um inverno que  parece não ter fim, e pela fome. A união dos contos, mesmo cada um tendo início e fim, se lidos em sequência, trás um ar de romance, e é isso que impressiona nessa história.

O Vilarejo é o terceiro livro escrito por esse  jovem carioca e foi o primeiro dele lido por mim e de pronto já me encantei com a maneira que o Raphael leva a história, tendo os sentimentos humanos como nossos maiores inimigos.

Cada história trás um demônio  responsável por um Pecado Capital, que é visto nas atitudes do personagem central de cada conto. Logo no primeiro capítulo nos deparamos com Belzebu no Conto “Um jantar para Anatole” a partir daí percebi que estava diante de um livro de suspense-terror de primeira!! Esse conto é aterrorizante e seu desfecho me deixou boquiaberta. E não ficou por aí… As demais história são tão diabólicas quanto, todas centradas em nossos pecados mais íntimos, como a gula, inveja, a preguiça, orgulho, a luxúria, o conto da luxúria mostra como o homem pode ser sujo, é incrível!!  O da inveja, tendo duas irmãs gêmeas  como centro do conto é o meu favorito!! Pirralhinha sinistra aquela!!  \o/

O livro não é do tipo que te dá sustos. Nos impressionamos com o desenrolar dos personagens, como eles vão se mostrando com as características de pecado capital. É muito bem feito!! E o final é espetacular!!! Tô boba até agora!

Me apaixonei por esse livro!! Meus gêneros literários favoritos são suspense e terror e o Raphael Montes conseguiu tirar meu fôlego em cada capítulo. Gostei tanto que não vejo a hora de ler os outros livros do autor, que são: Suicidas (2012), Dias Perfeitos (2014), Jantar Secreto (2016). 

Comecei bem o Mês do Horror!! Se você gosta de suspense e terror, essa é uma super indicação. Livro rápido, muito bem construído e de uma genialidade que impressiona!! Meus parabéns ao Raphael Montes, esse menino arrasou!!!

rebecasuzana.wordpress.com 6
Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
Ano: 2015
Onde comprar: Saraiva | Submarino

 

 

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Bianca Gulim disse:

    Rebeca, que texto bacana, adorei sua resenha! Parabéns!
    Acho que vou embarcar nessa e ler esse livro. Faz tempo que não leio um livro “pesado”.
    Fiquei curiosa pela “pirralhinha sinistra”, adorei!!
    O site é lindo!
    Um beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rebeca Suzana disse:

      Bianca, sua fofa, muito obrigadaaaa!! Leia mesmo, você vai adorar!! 😘😘😘😘

      Curtir

  2. Cecy disse:

    Oie Rê!
    Não vou ler isso nem pagando, sai fora, véi! Hahahahah!

    Beijoooo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s